O jogo é bastante simples, mas tem uns conceitos legais (como o tubo de oxigênio ser cortado caso seja atingido por um tubarão). Ao invés de repetir as fases originais, eu criei uma forma das fases serem geradas aleatoriamente, onde cada tipo de inimigo tem uma chance diferente de aparecer. Nas últimas fases a porcentagem dos tubarões, por exemplo, é bem maior que nas primeiras. Ao todo foram criadas sete fases, mas é bem fácil adicionar novos níveis.
Eu me preocupei em fazer um jogo simples e rápido. A implementação de todo o jogo levou cerca de duas semanas, em seções esporádicas de programação, já que eu estava a todo vapor com o mestrado e o projeto da Direção Defensiva na época. Por isso mesmo, fora da tela de jogo a interface é bem pobre, ao invés de botões pressionáveis com o mouse, o usuário apenas tem que apertar os números correspondentes às opções. Não há grandes configurações possíveis, apenas se o jogo deve rodar em modo janela ou tela cheia.
Os gráficos foram todos reaproveitados do jogo original, tirados deste link, mas eles foram redimensionados (no Paint mesmo) para permitir trabalhar com uma resolução mais alta. É claro que são gráficos bem pobres, mas eu acho que esses jogos antigos pixelados têm seu charme. Segue um vídeo do jogo, feito durante seu desenvolvimento.
Ficaram faltando alguns detalhes, especialmente uma música e outros efeitos sonoros (atualmente só o tiro faz algum barulho). Também seria interessante colocar algum tipo de ranking, mas eu não cheguei a mexer nessa parte.
O download, para quem se interessar, pode ser feito aqui. O arquivo inclui o executável do jogo e seu código-fonte completo. Qualquer observação que queiram fazer sobre o jogo, sintam-se à vontade.
Importante: para jogar, é preciso ter ao menos o XNA 3.1 Redistributable instalado. Quem não tiver, pode fazer o download aqui.
O projeto é pequeno, contando com uma equipe de menos de dez pessoas, sendo apenas eu e mais um aluno do mestrado como programadores. Ainda assim, é um projeto importante, não só por seu objetivo (educar motoristas), mas também por ser um jogo financiado por um órgão de fomento, algo não tão comum, infelizmente.
A idéia central é apresentar uma cidade ao jogador onde ele deve realizar entregas dentro de um determinado limite de tempo. Ao contrário de jogos que seguem esta linha, como Crazy Taxi, aqui o jogador deve seguir as leis de trânsito, andando sempre na mão correta, não ultrapassando sinais vermelhos, respeitando os limites de velocidade, entre outras. O objetivo é oferecer diversão, mas ao mesmo tempo mostrar estas regras que não podem ser desrespeitadas.






