sábado, dezembro 01, 2007

IGN: Top 100 dos melhores jogos de todos os tempos

A IGN divulgou nos últimos dias uma lista com os 100 melhores jogos de todos os tempos (na opinião do pessoal do site, obviamente). A lista é muito grande e eu não tive paciência de ver todos os jogos, mas achei que seria interessante comentar o Top 10.

Segue a lista completa e depois minha opinião sobre cada um:

1. Super Mario Bros.
2. Tetris
3. Civilization II
4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
5. Super Mario 64
6. Half-Life 2
7. Super Metroid
8. The Legend of Zelda: A Link to the Past
9. Final Fantasy III
10. Resident Evil 4

Muito bem, hora de criticar a lista :), mas antes uma observação: eu sei que muitos jogos estão neste Top 10 por terem sido revolucionários na sua época e blá blá blá, mas pra mim o que importa numa lista dos melhores jogos de todos os tempos é que eles sejam divertidos quando comparados uns aos outros e não só porque eram divertidos quando lançados. Apesar disso, eu não levo em consideração aspectos gráficos, sonoros e afins, pois isso obviamente iria beneficiar jogos mais recentes. Sem mais enrolação, vamos aos comentários:

10. Resident Evil 4
Eu sempre gostei da série Resident Evil, mas o último que joguei foi o 3, então fica difícil falar sobre essa versão. Já ouvi ótimos e péssimos comentários sobre esse jogo, mas por via das dúvidas ficaria com o primeiro Resident que até hoje de assusta de vez em quando.

9. Final Fantasy III
Esse Final Fantasy é um verdadeiro clássico e a prova definitiva de que não são necessários gráficos perfeitos para se fazer um jogo perfeito. Lançado em 1994, esse é o melhor Final Fantasy que eu já joguei e certamente tem o melhor enredo dentre TODOS os outros jogos que já passaram pela minha frente.

8. The Legend of Zelda: A Link to the Past
Esse Zelda é muito bom e eu sai contando pra todo mundo quando zerei ele pela primeira vez, mas não consigo me convencer de que só existem outros sete jogos melhores que ele no mundo. Um bom jogo sim, mas não pro Top 10.

7. Super Metroid
Quando as pessoas começavam a falar sobre Super Metroid perto de mim eu sempre me sentia um estranho no ninho. Eu não acho o jogo ruim, porém ele nunca me conquistou. Tentei jogá-lo algumas vezes imaginando que a "graça" viria com o tempo, mas não veio.

6. Half-Life 2
Outro da lista que eu nunca joguei. Não sou muito fã de jogos de tiro em primeira pessoa, no entanto tendo que indicar um ficaria com Call of Duty 2 (pela perfeita sensação de "estou mesmo no meio de uma guerra") ou Doom 3 (pelos sustos de madrugada).

5. Super Mario 64
Que o Mario 64 é um ótimo jogo quase ninguém discorda, mas é outro que eu considero super valorizado. O que faz o Mario 64 estar na lista então? Certamente a originalidade. Coisas como as corridas nos tobogãs e a perseguição ao coelho no porão são impagáveis.

4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
O quarto lugar é quase um ultraje pra esse jogo que deveria estar no topo ou no máximo em segundo na lista. Apesar de não ter uma história muito profunda, Ocarina of Time me cativou pela tonelada de objetivos paralelos (como a troca de máscaras e a pescaria), pela ótima jogabilidade (destaque para o Z-targeting que permitia travar a mira no inimigo), pelos labirintos desafiadores e inovadores (como ter que seguir a música em Lost Woods), pelos belíssimos cenários e pela batalha épica contra Ganondorf pertinho do fim do jogo. Sem dúvida, esse jogo é uma obra-prima.

3. Civilization II
Curto e grosso: Civilization é bacana, mas Sim City é bem mais interessante (apesar do tema desses jogos ser ligeiramente diferente)

2. Tetris
Não tenho muitos argumentos contra o Tetris (até porque vivo pegando o minigame da minhã irmã pra jogar um pouquinho), mas simplesmente não acho que ele é tão bom a ponto de estar nessa posição.

1. Super Mario Bros.
Ok, Super Mario é realmente muito, muito bom, mas o melhor de todos?? Certamente não. Além do que, entre os jogos do bigodudo, super Mario World (com suas quase cem fases) deixa seu antepassado no chinelo.

Muito bem, é isso. Eu até que achei a lista da IGN bacaninha e meter o pau na opinião dos outros é legal demais :) Se alguém não concordar com meus comentários ou quiser fazer seu próprio Top 10 (ou Top 100) posta aí nos comentários. Quem sabe uma hora dessas eu não me animo e faço minha própria lista.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tirando Half-life 2 e Resident 4 (prefiro o 1, 2 e 3) são os melhores jogos que já existiram. Metroid e zelda sao meus favoritos

Anônimo disse...

Half-life 2, é o melhor fps de todos os tempos. Quem gosta do genero tem que jogar.
Pessoalmente acho o Super Mario 3 o melhor jogo de todos os tempos.
Só mais uma coisa Diego, comparar Civilization 2 e SimCity é como comparar maça com banana. SimCity é um jogo de administração de cidades, enquanto Civ é um jogo de estratégia por turnos. O Civ tem até um lado de administração, mas o jogo é essencialmente de guerra.
Abraços

Diego Barboza disse...

Dimas, eu sei que Civilization e Sim City são jogos bem diferentes, mas achei que eles se encaixavam num grupo similar pra comparação.

É apenas minha opinião pessoal, mas seguindo seu exemplo, eu estaria comparando duas frutas, o que não é tão errado.

Anônimo disse...

Tudo Errado.Eu mostro o MEU top 10:
10-Pokémon Crater
9-Shining Force
8-Sonic and Knucles
7-Need For Speed:High Stakes
6-Phantasy Star 4
5-The King of Fighters
4-Megaman X5
3-Crash Bandicoot 3:Warped
2-Topgear 2
1-Megaman X6

Anônimo disse...

CARALHO VEIO CADE GODS OF WARS 2 PORRA ISSO E JOGO DO ZEUS..QUI LIXO ESSES TOP 10 MEU TA LOUCO

Anônimo disse...

o abestado mario e um game original d açao aventura i ficsão.que merda de good war

Fernando Santos disse...

considero Super Mario World melhor que o Bros; Civ. II não joguei, mas o III é bom, apesar de não merecer estar entre os 10 melhores numa lista justa. Tetris merece, e diria ser o único aí. Half LiFe 2 é muito bom, mas até onde joguei, não o acho melhor que o 1; A série Resident Evil eu conheço muito pouco pra dizer; Final Fantasy e The Legend of Zelda tb não. Então os trocaria por Sim city, The sims e Age of empires II. o COD4 e 5 para mim são top 30.


Veja esta lista aqui

http://resenhasemgeral.blogspot.com

Anônimo disse...

o final fantasy III ou 6 como preferir chamar eh bom pra cacete pra ficar em nono lugar com mario e teris na frente. FFIII eh um jogo que jogamos pra descobrir o que irá acontecer nao um jogo pra vc passar o tempo. Cade chrono trigger nunca joguei um jogo que me prendesse tanto. seria melhor compara civ II com age of kings,falando nisso cade age of kings.Que porra do caralho eh essa MARIO 1º lugar so se for no meio do cu dele. Mario eh da hora mas comparado a um bom rpg ele eh nada. Os total wars tambem deviam estar nesta lista e gos of war nao eh muita coisa eu zerei o um mas eh pq so tem jogo de tiro de merda pra ps2