domingo, abril 27, 2008

Estatísticas de código do Visual Game Framework

Bem, o Visual Game Framework finalmente chegou num estágio pronto para ser usado. Obviamente sempre há mais coisas a serem feitas e eu tenho muitas idéias pra adicionar ao Framework, mas eu decidi fechá-lo agora pra poder liberar a versão 1.0, senão o desenvolvimento não termina nunca.

No momento eu não pretendo mais mexer no código, então resolvi dar uma olhada nas estatísticas do projeto, ou seja, quantidade de linhas de código, comentários, etc.

Pra contar as linhas eu usei um plugin do Code::Blocks, que é ótimo mas pouco prático pra quem trabalha com C# (alguém conhece alguma forma melhor, especialmente pro .Net?). Abaixo, o resultado:

Como podem ver, são cerca de 6,5 mil linhas de código, sendo metade delas código propriamente dito, e quase 40% desse total é preenchido por comentários. Os comentários já são bastante completos, porém mais pra frente eu pretendo adicionar exemplos de utilização dos métodos também, o que irá aumentar ainda mais essa proporção.

São 30 arquivos .cs, divididos em 25 classes e 5 tipos enumerados.

Correção: dos trinta arquivos, são 22 classes, 7 enumerados e 1 arquivo gerado automaticamente pelo Visual C# para tratar as strings do arquivo de recursos. Destes, o maior arquivo é Jogo.cs, que controla a lógica central do jogo e conta com pouco mais de 1300 linhas (cerca de 20% do projeto).

Agora chega de informação inútil. Em breve, mais novidades.

Até a próxima.

2 comentários:

MiWi disse...

Uuuuh, código beeeem comentado *-*
* empolgada *

Diego Barboza disse...

Eu diria que está apenas razoavelmente bem comentado.

Tipo, não serve muito pra estudar em cima dele, porque eu não comentei muito o que é feito dentro dos métodos.

Os comentários são, na sua maioria, pra explicar a utilidade dos atributos, propriedades, métodos e parâmetros.