quinta-feira, janeiro 01, 2009

Meu Trabalho de Conclusão de Curso

Enfim, depois de mais de um mês sem postar, estou de volta.

Não que eu esteja reclamando, mas estes últimos meses foram bem puxados. Encontrar tempo pra terminar o TCC enquanto trabalho, faço provas e trabalhos de outras matérias não é uma tarefa simples. Mas no fim deu tudo certo, meu trabalho foi bastante elogiado, aprovado com nota máxima e tal. E agora eu estou em um misto de alívio e felicidade por ter terminado a faculdade, e ainda uma pontinha de saudades que a turma vai deixar.

Para a apresentação do trabalho, eu ainda consegui (graças ao meu orientador, Júlio César da Silva) a participação do professor Esteban Walter Gonzalez Clua, do Instituto de Computação da UFF, na minha banca de avaliação. Pra quem não conhece, ele é membro da ABRAGAMES e um dos responsáveis pela criação do SBGames. A participação dele foi muito importante, pois não só meu trabalho foi avaliado e aprovado por alguém que manja muito do assunto jogos, mas também pode me ajudar com minhas pretensões futuras (mas eu volto a falar disso outra hora).

Além do Esteban, participaram da minha banca outros dois os professores: Eugênio da Silva, que foi meu professor em algumas disciplinas da faculdade (pegou pesado nesse último período, heim professor!) e Carlos Vitor de Alencar Carvalho, da Universidade Severino Sombra.

Apesar de poder ser meio bobo fazer isso aqui no blog, agradeço muito a estes quatro pela força com o TCC (e claro, pela minha nota 10 ;P).

Voltando ao trabalho e ao verdadeiro motivo deste post, estou disponibilizando um PDF pra quem tiver interesse em ler minha monografia. O texto completo tem 75 páginas e não é nenhum monstro em termos de tamanho (ainda mais se se levar em consideração que parte destas páginas são ocupadas por dois anexos).

A monografia, pra quem não sabe (que feio, não leu minhas postagens antigas) é sobre um sistema para criação de jogos visualmente, uma espécie de game maker. No texto eu faço um apanhado sobre a situação da indústria de jogos e os jogos no meio acadêmico, além de tratar de conceitos envolvidos na geração deste tipo de ferramentas e das tecnologias utilizadas no projeto. Por fim, é falado das partes que compõem o projeto em si: um wrapper para a biblioteca gráfica Allegro, um framework para criação de jogos, um ambiente visual e um gerador de código.

O software proposto no trabalho está em um estado funcional, já sendo possível criar jogos simples com ele. Toda a parte de carregar imagens e efeitos sonoros, criar entidades e atribuir eventos e ações já funciona, além disso o código-fonte já é gerado automaticamente e depois compilado, utilizando o MSBuild. Em breve eu posto aqui um link pra quem quiser testar.

Para baixar o arquivo da monografia, clique na imagem abaixo ou aqui. Boa leitura!


2 comentários:

Abraão Isvi disse...

muito interessante seu projeto, ja baixei para ler, eu estou fazendo um projeto como esse tambem para apresentar como conclusao de curso, se achar interessante acessa meu blog sobre ele http://www.toupetydesenvolvimento.blogspot.com
boa sorte no mestrado.

Diego Barboza disse...

Oi Abraão, obrigado pelo comentário.

Dei uma olhada no seu blog, não pude baixar o projeto, mas parece estar ficando bastante interessante.

Boa sorte na sua defesa.