segunda-feira, maio 25, 2009

Palestra no TecnoFaceca 2009


Por indicação do Rodrigo Flausino eu fui convidado a fazer uma palestra no TecnoFaceca 2009, um seminário anual de tecnologia em Varginha/MG.

Na palestra (Desenvolvimento de Jogos Digitais) eu apresentei uma visão geral da área de jogos, mostrando algumas informações sobre o mercado, sobre os cursos disponíveis na área, as oportunidades para os desenvolvedores (focando em competições e portais de publicação de jogos) e algumas das principais tecnologias usadas na área atualmente.

Ao final, foi feita uma demonstração do Unity3d, que eu estou usando em um projeto na UFF. Infelizmente não foi possível entrar em muitos detalhes nesta parte (que provavelmente era a mais interessante da palestra) em função do tempo, já que pra variar eu acabei me estendendo um pouco demais e a demonstração teve que ser menor do que o planejado.

A experiência foi muito boa. Fazer uma palestra deste tipo, onde eu estava falando não de um trabalho que eu estava desenvolvendo, mas sim sobre um assunto mais amplo é complicado. Uma das coisas que eu tive mais dificuldade foi decidir quais tópicos valiam a pena serem abordados e seriam de interesse do público. Mas no geral, apesar do nervosismo, acredito que o resultado foi bom. Várias pessoas se mostraram interessadas e eu espero ter ajudado um pouco a quem quer começar na área mas não sabe por onde.

Em relação à curta estadia na cidade, só tenho a elogiar. Eu cheguei na sexta de tarde e no sábado já estava voltando, mas deu tempo de sair pra bater um bom papo com o professor Hélio (da Faceca) e o Rodrigo depois da apresentação. E no sábado ainda deu pra jogar um pouco de LittleBigPlanet na casa do Rodrigo (onde ele e sua familia me receberam muito bem :D).

No mais, eu não tirei fotos do evento, mas elas devem estar disponíveis em breve no site oficial e o Rodrigo também ficou de me passar as fotos tiradas por ele. Assim que possível eu coloco algumas aqui (e alguma coisa também deve sair no GamedevBR). Também vou ficar devendo os slides da apresentação, mas disponibilizo até o fim de semana.

É isso, se você esteve na palestra e tem algum comentário, sinta-se à vontade. Até a próxima.

Um comentário:

Hélio Costa disse...

Mandou muitíssimo bem, Diego.
Espero te ver de novo por aqui em outras oportunidades.
Té+
Hélio