sexta-feira, julho 31, 2009

Meu novo projeto

Nesses últimos dias eu estive bastante ocupando terminando o último trabalho do mestrado pra esse semestre. Tratava-se sobre um estudo sobre bump mapping em GPU.

Pra implementar o trabalho eu tive que aprender programação de shaders, algo que até então eu nunca tinha feito. Posso dizer que valeu a pena escolher esse tema, porque deu pra aprender uma tecnologia nova que eu pretendo usar no meu próximo jogo.

O trabalho em si eu vou publicar aqui assim que o professor liberar a correção e a nota final. Daí publico aqui o artigo e a demonstração que eu fiz com meu grupo.

Enquanto isso, quero falar do meu novo projeto. É um jogo que eu estou criando e pretendo mandar pro Festival de Jogos Independentes do SBGames, se der tempo. Ainda falta muita coisa a se definir, mas ele fará um bom uso da iluminação.

Abaixo um vídeo de um shader que eu implementei (em HLSL + XNA) pra iluminar um cenário em duas dimensões. A idéia é atenuar a iluminação à medida que o objeto se afasta da fonte de luz. No vídeo o raio de iluminação aumenta e diminui conforme o alcance da luz é modificado via teclado.



Vou tentar fazer um diário de desenvolvimento desse jogo. Vamos ver se dá certo. Mais detalhes em breve.

Um comentário:

Issao Imamura disse...

Oi Diego, tudo bem?
Ví que você comentou sobre o SB Games que vai acontecer em outubro no Rio. O evento vai fazer parte do Oi Games Festival que além do SB fará parte do festival a progração no Festival de Cinema do Rio dedicada a filmes relacionados ao tema e o prêmio Nave que é um incentivo para novas idéias em jogos.
Se tiver interesse entre em contato comigo que te mando um release para postar no blog ou veja mais informações no site http://migre.me/5X1r
Abraço!