quinta-feira, dezembro 31, 2009

Glug Glug - Remake

Em agosto deste ano eu fiz um remake do jogo Glug Glug (um jogo originalmente lançado na década de 80 para o ZX Spectrum) utilizando o XNA Game Studio. Para quem não conhece, no jogo você controla um mergulhador que deve ir até o fundo do mar resgatar alguns baús com tesouros e trazê-los de volta ao navio. Isto, é claro, evitando ser atacado por piranhas, tubarões e outras criaturas marinhas.

Menu principal do jogo. Clique para ampliar.
O jogo é bastante simples, mas tem uns conceitos legais (como o tubo de oxigênio ser cortado caso seja atingido por um tubarão). Ao invés de repetir as fases originais, eu criei uma forma das fases serem geradas aleatoriamente, onde cada tipo de inimigo tem uma chance diferente de aparecer. Nas últimas fases a porcentagem dos tubarões, por exemplo, é bem maior que nas primeiras. Ao todo foram criadas sete fases, mas é bem fácil adicionar novos níveis.

Eu me preocupei em fazer um jogo simples e rápido. A implementação de todo o jogo levou cerca de duas semanas, em seções esporádicas de programação, já que eu estava a todo vapor com o mestrado e o projeto da Direção Defensiva na época. Por isso mesmo, fora da tela de jogo a interface é bem pobre, ao invés de botões pressionáveis com o mouse, o usuário apenas tem que apertar os números correspondentes às opções. Não há grandes configurações possíveis, apenas se o jogo deve rodar em modo janela ou tela cheia.

Tela de jogo. Clique para ampliar.
Os gráficos foram todos reaproveitados do jogo original, tirados deste link, mas eles foram redimensionados (no Paint mesmo) para permitir trabalhar com uma resolução mais alta. É claro que são gráficos bem pobres, mas eu acho que esses jogos antigos pixelados têm seu charme. Segue um vídeo do jogo, feito durante seu desenvolvimento.



Ficaram faltando alguns detalhes, especialmente uma música e outros efeitos sonoros (atualmente só o tiro faz algum barulho). Também seria interessante colocar algum tipo de ranking, mas eu não cheguei a mexer nessa parte.

O download, para quem se interessar, pode ser feito aqui. O arquivo inclui o executável do jogo e seu código-fonte completo. Qualquer observação que queiram fazer sobre o jogo, sintam-se à vontade.

Importante: para jogar, é preciso ter ao menos o XNA 3.1 Redistributable instalado. Quem não tiver, pode fazer o download aqui.

2 comentários:

Joakasfabio disse...

Você teve uma boa iniciativa eu também sou fã destes joguinhos. Continue com esse bom trabalho.

cacau disse...

http://en.blog.files.wordpress.com/2011/06/higlander_comments.png