quarta-feira, maio 19, 2010

Palestra - Criação de jogos digitais utilizando software livre

Há mais ou menos um mês eu dei uma palestra em Boa Vista - RR sobre desenvolvimento de jogos com software livre no AtualTec da Faculdade Atual da Amazônia. A idéia era falar de uma maneira geral sobre o desenvolvimento de jogos, comentar alguns dados por alto sobre a indústria e a academia e no fim falar de ferramentas de software livre usadas na área.

O interessante é que software livre não é bem o meu domínio, então tive de pesquisar alguns dados para poder passar pro público. Com isso descobri diversos jogos comerciais que usam esse tipo de ferramenta (comento sobre alguns deles nos slides).

Na parte técnica, eu mostrei alguns motores e bibliotecas 2D e 3D, motores de física, liguagens de script e bibliotecas de áudio. Também dei um destaque ao interessante projeto Blender Open Game, que criou um jogo de nível profissional totalmente livre.

A palestra fui muito bem recebida e eu tive um bom retorno tanto do público quanto da organização. O ponto alto foi a demonstração do vídeo do projeto Natal que eu inclui na seção de perspectivas para o futuro, parece que a Microsoft acertou mesmo no marketing do novo periférico.

A viagem também foi ótima e eu de quebra conheci uma região do Brasil que eu nunca tinha visitado =D

Aos interessandos, a apresentação está disponível no seguinte endereço: Criação de jogos digitais utilizando software livre.

Nenhum comentário: