terça-feira, maio 25, 2010

Vehicle Cleaner

Em meados do ano passado eu fui convidado por um colega do mestrado para ajudar no desenvolvimento do jogo Vehicle Cleaner, semifinalista da Imagine Cup 2009. O jogo já havia sido desenvolvido e passado pela primeira fase quando eu entrei na equipe. O objetivo era ajudar no polimento final e na adição de novas fases e recursos para levá-lo adiante na competição, o que infelizmente não aconteceu.

Aproveitando que o autor do jogo, o José Ricardo, postou o vídeo abaixo no Youtube, eu resolvi falar um pouquinho dele aqui também.


Seguindo o tema da Image Cup, o jogo propõe um ambiente onde uma bateria pode ser utilizada para reduzir a poluição emitida pelos veículos e cabe ao jogador fazer a conversão nos carros, ônibus, caminhões e motocicletas que passam pelas ruas. É preciso tomar cuidado para converter apenas os veículos poluentes e também atentar para o uso da bateria correta. O jogo acaba caso o nível de poluíção chegue ao limite.

Esse foi um dos jogos com a interface mais bacana que eu trabalhei. O menu principal com um robô gigante em meio à cidade era composto de três fundos diferentes que mudavam aleatoriamente, alterando também a disposição dos botões. A tela do mapa que aparece antes das fases também ficou muito interessante, levemente inspirada no jogo Captain Commando, ela mostra a fase atual, as concluídas e as que estão por vir.

O jogo se passa em diversas localidades espalhadas por uma visão futurista da cidade do Rio de Janeiro. As fases crescem em dificuldade à medida que novas pistas são adicionadas (incluíndo trânsito nas duas direções) e novos veículos ficam disponíveis.

Como não avançou à final, não chegamos a terminar todas as fases do jogo, mas ele estava bem promissor. Nós nos empenhamos bastante pra fazer o jogo interessante e divertido, tanto do lado da programação, desenvolvida por mim e pelo José Ricardo, quanto da arte, feita pelo David Siqueira.

Enfim, quem sabe em algum momento não conseguimos retomar o projeto... Enquanto isso, mais detalhes e uma galeria maior de imagens estão disponíveis aqui.

Um comentário:

Zoyo disse...

ahh pensei q o jogo ia ter conteudo ?????????