quarta-feira, agosto 04, 2010

Playstation 3 - Primeiras impressões

Semana passada eu comprei meu Playstation 3 e quero comentar aqui um pouco sobre minhas impressões console.

Primeiro, comprar um videogame foi uma decisão difícl. Eu tenho um PC razoavelmente bom e desconfiava que não teria nenhum grande ganho (tecnicamente falando) ao jogar em um console. Dito e feito, até agora nenhum jogo testado tem gráficos melhores que a média dos jogos que eu rodei no PC recentemente.

Mas vamos por parte. Depois de ponderar bastante, percebi que valeria a pena encomendar os meus primeiros jogos ao invés de comprá-los na loja junto do videogame. Isso me permitiu comprar jogos mais baratos e por isso mesmo em maior quantidade. Comprei quatro: Uncharted 2 e InFamous na game.co.uk, FIFA 10 e Demon's Souls no Mercado Livre. Destes, o InFamous e o FIFA foram comprados usados e o único que chegou até agora foi o jogo de futebol. Amanhã espero receber o Demon's Souls, vamos ver.


Como eu não tinha jogos (o FIFA mesmo só chegou hoje), eu acabei testando muitas demos disponíveis na PSN. Esse é um aspecto que merece elogios, pois ter um catálogo de demos bem organizado é realmente interessante. No PC nós temos que apelar pro Google ou um desses sites de download como o Baixaki.

Das demos que testei, destaco o Blur que tem só o multiplayer mas é bem complexo para uma demo, com várias opções de carros e pistas. Outras demos legais são as do LittleBigPlanet e do Heavy Rain que me deixou com muita vontade de jogar a versão completa. Testei vários outros jogos, mas falo disto outra hora.

Além das demos eu também aluguei um jogo, no mesmo dia que comprei o console. Ia alugar Uncharted (o primeiro) para abrir caminho pro 2, mas estava alugado. Acabei pegando God of War 3 por completa falta de opção. Não que eu não goste, mas simplesmente não é meu estilo de jogo preferido. Acabei jogando bastante, mas não cheguei nem na metade.

Uma agradável surpresa foi descobrir que o Dual Shock 3 também tem sensor de movimento. Na minha cabeça apenas a primeira versão do controle, que não tinha vibração e tal, tinha este recurso. Apesar de não ser um recurso tão usado quanto o Wii Remote, é legal ter esta opção disponível.

De uma maneira geral, posso dizer que fiquei satisfeito com o videogame. O principal motivo da compra foram os exclusivos e o God of War já me mostrou que valeu a pena. Alguns momentos são de tirar o fôlego. Com a listinha de encomendas que eu comentei antes, dá pra ver que eu busquei comprar só jogos que eu não teria no PC (incluíndo o FIFA, já que a versão de PC é diferente).

Pra fechar, vamos a uma reclamação, como não poderia deixar de ser: Alguns (muitos, infelizmente) jogos e demos que eu testei rodam em 720p ao invés de 1080p, o famoso Full HD. Isso não seria um problema se eu não jogasse sentado a meio metro de distância do meu monitor Full HD. Sério, jogos como FIFA ficam incrivelmente feios nesta resolução. Quando visto de longe, os gráficos até enganam, mas de perto a coisa fica bem ruim. Era de se esperar que um videogame que se gaba por ser tão superior à concorrência fosse melhor neste sentido (imagino como vai ser quando começarem a sair os jogos em 3D rodando teóricamente a 120 quadros por segundo...).

Concluíndo, pra mim os jogos exclusivos são a única grande vantagem de um videogame atualmente (os sensores de movimento podem ou não fazer a diferença no futuro). Em termos de gráficos, um PC pouca coisa mais caro que um PS3 já é bastante superior, basta saber escolher bem a configuração. E a diferença de preço é compensada pela possibilidade de usar o PC para outras coisas, não só para jogar, e pelo preço inferior dos jogos de computador (não só os jogos normais são mais baratos aqui e lá fora, como ainda existem lojas como o Steam que oferecem jogos muito baratos de vez em quando). Ainda assim, foi uma boa compra. Pelo menos é isso que espero que meus jogos me mostrem :D.

Em breve eu falo com mais detalhes sobre alguns jogos e comento um pouco também sobre o sistema de troféus, que é outro atrativo dessa geração de consoles (ainda que as conquistas estejam presentes parcialmente nos PCs).

diegocbarboza

Quem quiser pode me adicionar na PSN, meu usuário é diegocbarboza. E minha página no PS3 Heroes está disponível aqui. Nos vemos por lá.

Nenhum comentário: