sábado, dezembro 30, 2006

Mais Novidades no Pacman

Antes de mais nada, aí vão os links pra baixar a nova versão do jogo (sim "os links", já que muita gente teve problemas ao baixar o pacman eu resolvi disponibilizá-lo em mais um formato):

http://diego.cbarboza.googlepages.com/Pacman_beta3.zip
http://diego.cbarboza.googlepages.com/Pacman_beta3.7z


Agora sim, vamos às novidades:

Primeiro: Incluí alguns efeitos sonoros retirados do pacman original.

Segundo: Cansado de jogar no teclado? Seus problemas acabaram (ou quase)! Estou adicionando suporte aos joysticks no jogo. Por hora, só é possível usar o joystick para mover o pacman (ele não serve para navegar pela interface ainda), mas tem um probleminha: na minha máquina, o jogo só reconhece os comandos do joystick depois que eu aperto pelo menos um tecla do teclado e eu não faço a mínima idéia do motivo, portanto comentem aí se o problema acontece com vocês.

Terceiro: Adicionei botões à interface do jogo, o que torna as coisas mais amigáveis do que simplesmente cair diretamente no labirinto do jogo ao clicar no executável.

Na tela principal agora temos três botões: Iniciar, Opções (ainda não há nada aqui, mas futuramente será possível configurar coisas como a velocidade do jogo, o valor das pastilhas e a duração das pastilhas de força), e Sair. Com a inclusão dos botões Iniciar e Sair, fica dispensada aquela mensagem que perguntava ao jogador se ele queria jogar novamente, agora, ao terminar uma partida, ele volta ao menu principal e faz sua escolha.

Os gráficos dos botões foram feitos usando o gerador de botões do cooltext.com, vejam em http://cooltext.com/Buttons . Vale à pena.

Quarto (e muito importante): Os botões do menu principal foram programados com a Rapid GUI, uma biblioteca para interface gráfica que eu estou escrevendo. A Rapid GUI será usada para criar interfaces gráficas especialmente para jogos (coisas simples como botões e caixas de texto) .

A parte relativa aos botões está praticamente pronta, e terminando de documentar eu irei disponibilizar o código aqui. Posteriormente irei adicionar outros elementos de GUI usados em jogos, como caixas para entrada e saída de textos, e botões de opção (muito usados para configuração dos jogos).

Aguardem novidades.













Como de custume, segue um pequeno screen. Desta vez, o Menu.

2 comentários:

Leydiane Viana da Cunha Silva disse...

ei cara, tem como vc me passar apenas o código que trata dos eventos do joystick deste jogo?

é que estou criando um software para deficiênte intelectual e faço uso de joystick tmb, daí, queria ver como vc faz o tratamento dos eventos do joystick.

valeu ai cara.

espero que me ajude.

Diego Barboza disse...

Oi cara, eu não tenho certeza se ainda tenho o código desse jogo. Tenho que procurar aqui.

De qualquer forma, passa seu email ai que eu te envio se encontrar.