sábado, janeiro 05, 2008

Livro - Video Game Arte

Hoje fui numa loja de jogos e tive uma grata surpresa ao encontrar (na verdade minha namorada encontrou, então fica aqui o agradecimento :)) um livreto de distribuição gratuita chamado Video Game Arte - Pacote de Expansão. E é claro que tratei de pegar o meu.

O livreto é um material promocional do livro Video Game Arte, de Arthur Bobany, e traz pitadas do que será encontrado no livro completo. São dois capítulos (que eu acredito não estarem na íntegra), "A Arte nos Games" e "Crítica de Games", mais um bônus que fala sobre as etapas de desenvolvimento de um jogo.

O livro em si (192 páginas, R$32,00), discute a relação entre os jogos e a arte e a cultura (é, eu sei... pelo nome nem dava pra perceber né!). O interessante é que ele foi escrito com a colaboração de gente que entende do assunto (como o Professor Esteban Walter Gonzalez Clua, que deu uma palestra lá onde eu estudo em 2006 e acreditem, o cara é fera) e o material parece ser de alta qualidade.

Pelo que deu pra ver no livreto o texto flui muito bem e é complementado por muitas imagens e caixas de texto laterais que justificam a presença dessas imagens, mostrando que elas foram escolhidas por sua relevãncia no mundo dos jogos, e não porque eram "bonitinhas".

Uma coisa que me agradou muito foi a brincadeira que fizeram com termos e ícones comuns aos jogos no livro. Por exemplo, o livreto traz as palavras "Pacote de Expansão", uma referência óbvia aos pacotes de expansão dos jogos de PC. Outro exemplo interessante é que, na contra-capa, vários selos imitam avisos de classificação etária e tipo de conteúdo, algo que a gente está acostumado a ver nas caixinhas dos jogos, mas com um texto que faz chamadas ao conteúdo do livro.

Outro destaque está para o fato do livro ser patrocinado pela AMD. Não que surpreenda a AMD estar patrocinando um projeto relacionado a jogos, ainda mais depois da compra da ATI, mas a AMD estar patrociando um projeto brasileiro, isso sim é notável.

O livro já deve estar à venda nas livrarias por aí, mas não posso confirmar se está ou não, já que o site da editora não dá mais detalhes. Ainda não procurei por aqui, mas devo tentar comprar o meu em breve.

Pra que quiser mais detalhes, eu fiz uma rápida pesquisa no google e achei algumas informações. O Uol Jogos explica mais ou menos do que se trata o livro aqui, e um texto maior e mais explicativo saiu na Rede RPG (site no qual o autor do livro atua como colaborador) e pode ser lido aqui.

Nenhum comentário: