sexta-feira, abril 23, 2010

Sopa de letrinhas

No início dessa semana eu separei um bom tempo para pesquisar peças para montar um novo computador pra mim. Graças ao Boa Dica, achar os preços mais em conta na cidade do Rio e redondezas é uma tarefa bem simples (pra quem não conhece, o site lista preços de centenas de lojas da região), o problema é saber exatamente o que procurar.

Eu explico: o meu orçamento para esse novo computador não é ilimitado, claro, e eu procurei investir no melhor dentro do que eu posso gastar (por exemplo, pagar um pouco mais por uma placa-mãe com suporte a memórias DDR3 ao invés de econimizar uns trocados e ficar no DDR2).

Tendo isso em vista, resolvi que o melhor pra mim no momento seria comprar uma placa de vídeo GeForce 9800 GT. A placa tinha de ser da NVIDIA por causa do CUDA e as placas highend da série 200 ainda estão bem caras, então me resolvi por esta.

Até aí tudo bem, mas a questão toda é que simplesmente comprar uma 9800 GT não é o suficiente para garantir que levarei algo bom pra casa. Primeiro, existem várias fabricantes e já é de se esperar que cada fabricante apresente pequenas diferenças, nada demais. O problema é na quantidade de versões que uma mesma fabricante oference de uma mesma placa.

Tomando como exemplo a XFX (marca pela qual eu optei) no momento da minha busca existiam quatro modelos diferentes dessa placa de vídeo disponíveis (acabei de verificar e neste instante somente duas são listadas). Garimpando a internet, consegui descobrir que uma tem clock maior, outra tem memória mais rápida, outra tem saídas HDMI e por aí vai. E mesmo assim, tendo os dados técnicos na mão, fica bem difícil saber qual é a melhor.

Estas diferenças também não seriam problema, desde que tudo ficasse bem claro, mas não fica. As versões são diferenciadas simplesmente por UMA letra no seu código (PV-T98G-YDLH ou PV-T98G-YDLU, por exemplo). Considerando que essas placas estão variando entre R$350 e R$450 (mais uma vez, preços cotados na segunda-feira, hoje estão diferentes pois dois modelos não estão mais disponíveis) fica bem fácil de um vendendor mal-intencionado ou mal-informado vender o produto mais barato pelo maior preço e enrolar o comprador.

E fica ainda pior, cada fabricante usa seu próprio esquema de códigos (como os amalucados ZT-98GES3G-FSL, ZT-98GES3M-FSL, ZT-98GES3G-FSL, ZT-98GEY3G-FSL e ZT-98GEY3M-FSL da ZOTAC). Assim, só conhecendo relativamente bem o assunto pra comparar entre as marcas e chegar ao veredicto de qual comprar. E isto ainda demanda uma boa pesquisa pra evitar confusão.

Pra ser justo, minha reclamação não pode ficar só no campo das GPUs. A própria escolha da placa-mãe foi complicada. Um simples T no final do modelo da placa-mãe foi responsável por mudar diversos aspectos técnicos da placa, inclusive o modelo de memória compatível.

Pra encerrar, fica a pergunta: será que não haveria uma forma mais prática e amigável das fabricantes batizarem seus componentes, simplificando a vida do consumidor? Ou o objetivo é esse mesmo, ganhar com a confusão?

Um comentário:

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^