sexta-feira, janeiro 25, 2008

Unidev Mobile Contest - Paraquedismo

Muito bem, como eu disse anteriormente, eu estou participando da competição de jogos pra celular da Unidev.

Eu estou fazendo o meu jogo desde segunda-feira e quero terminá-lo rápido pra ver se ainda dá tempo de fazer minha inscrição no Game PDJ Contest 2007, que vai até o dia 31/01.

Pra esse concurso eu pensei em fazer algo simples, um jogo casual que não fosse muito trabalhoso pro jogador. Existem várias re-invenções de jogos conhecidos, como Breakout e Pong pra celulares, e eu tentei evitar repetir alguma dessas fórmulas conhecidas no meu jogo.

Depois de muito matutar, me veio a idéia de fazer um jogo de paraquedismo. Eu não conheço outros jogos deste tipo, exceto um jogo que tinha num antigo programa da TV Bandeirantes onde o jogador (geralmente um artista convidado) gritava um comando e o paraquedista pulava em direção ao alvo. Porém, apesar do objeto central ser o mesmo (um pára-quedas), o meu jogo é bem diferente deste.

Primeiramente, vamos dar nomes aos bois. Num lapso de criatividade incrível, eu chamei meu jogo de Paraquedismo. Muito original, não concorda? Mas tudo bem, o nome ainda não é definitivo e de repente eu penso num nome mais legalzinho antes do lançamento nos concursos.

No jogo, você controla o curso do paraquedista desde os céus até uma plataforma colorida no chão. Dependendo de onde o personagem pisar ao tocar no solo, você ganha uma certa quantidade de pontos.

Essa idéia é simples e pode até ser divertida (ou não), mas não oferece nenhum desafio real. Então, pra dificultar as coisas, uma ventania empurra o paraquedista e se ele sair da tela, perde-se uma vida. Com isso, eu matei dois problemas do jogo: aumentei o desafio e incluí uma maneira fácil de dar game over.

Mas espere, você não achou o jogo desafiante o suficiente ainda? É, nem eu. Por isso, pra dificultar ainda mais, você não controla só um paraquedista, mas sim dois ou três. Agora, o jogador deve empurrar o personagem pra longe dos cantos da tela (pra evitar perder vidas) e posicioná-lo de forma a ganhar o máximo de pontos no pouso, mas ainda tem que alternar entre os outros paraquedistas pra tentar salvar todos de serem levados pelo vento.

O jogo está praticamente pronto (como eu disse, estou meio que correndo por causa do concurso do PDJ), faltando basicamente a criação de um menu principal (pra dar um ar mais profissional ao jogo), a adição de efeitos sonoros (que eu ainda não decidi se vou fazer) e um sistema de recordes.

Uma novidade pra mim nesse jogo é que eu fiz todas as (poucas) imagens utilizadas nele. Como eu sou um péssimo artista gráfico, normalmente eu uso e/ou altero imagens retiradas de outros jogos ou utilizo imagens feitas especialmente para um jogo por amigos (como o David), mas desta vez decidi que iria fazer tudo eu mesmo. São poucas imagens e não foi nada muito trabalhoso de se fazer. O resultado também não é lá grandes coisas, mas também não ficou tão ruim assim.

Uma coisa na qual eu ainda estou trabalhando é o sprite que representa o vento. Minha idéia é ter umas particulas voando pra indicar em qual direção a corrente de ar está se movendo no momento (eu não disse acima, mas existem três correntes de ar independentes e com o tempo elas mudam de direção e velocidade). Eu fiz uns rabiscos que ficaram bem toscos e não tenho a menor idéia de como melhorá-los. Se alguém puder me dar umas dicas ou quiser participar do jogo fazendo este gráfico, é só entrar em contato.

Quanto à essa imagem do vento, eu ainda estou na dúvida se ela deve ou não aparecer. Ela não é realmente necessária, já que o jogador pode sentir a direção e força do vento vendo os paraquedistas sendo empurrados, mas eu acho que a tela fica muito limpa sem as partículas de vento. De qualquer forma, abaixo seguem duas telas, uma com e outra sem o vento. O que vocês acham, qual fica melhor?














Falando um pouco do desenvolvimento do jogo. Ele está sendo feito em J2ME com o NetBeans 5.5. Eu cheguei a testar o 6.0, mas sobre ele só tenho uma coisa a dizer: LEEEERDO. Pra se ter uma idéia, um código que demora dois ou três segundos pra ser compilado no NetBeans 5.5, chegou a demorar quase três minutos na versão 6.0. Eu não sei o motivo, mas parece que realmente erraram a mão nesse novo NetBeans.

Pra desenhar as imagens eu usei o Paint e o Fireworks (aqui fica uma dica: o paint salva as imagens como ".PNG" e o Fireworks como ".png", e no código isso faz uma grande diferença. Se você não escrever com a caixa certa, a imagem não será encontrada).

Conforme descrito nas regras, os jogos do concurso devem ter seu código aberto. Aproveitando isso, eu quero deixar meu código bastante comentado, pra ver se ele pode ser seguido como se fosse uma espécie de tutorial. Futuramente talvez eu faça uma série de posts mostrando e comentando pequenas partes do código, até montar o jogo completo (ou então faça isso com outro jogo mais simples).

É isso. Se tudo der certo, eu termino o jogo antes do fim do mês e publico ele aqui assim que terminar minha inscrição no PDJ. Mas se meus planos falharem, o jogo aparece por aqui no mês que vem.

Até a próxima.

3 comentários:

Dough disse...

Cara, muito legal seu game...
mas achei que o sprite do vento não ficou legal... quem sabe se você fizesse apenas umas flexinhas nas laterais da tela apontando pra direção do vento.

Procure ver aqueles tipos de infográficos animados que se encontra em sites da net sobre determinados assuntos de física e tal.. acho que sites como o hsw.uol.com.br devem mostrar uns infográficos desse tipo que estou falando. Eu via muitos desses na enciclopédia abril em CD-Rom.

Outra coisa que pensei é que você apenas deixasse a parte onde representaria o vento, um pouco embaciada. Acho que já daria para pegar bem a idéia...

E por ultimo, se decidir deixar os traços pretos como estava fazendo, tente antes mudar para sinais do tipo >>>>> para ventos a direita e <<< para esquerda. Fica visivelmente mais fácil definir a direção. hehehe.

Do geral, curti pra caramba o jogo, e vou acompanhar, no aguardo do fonte, pra começar a desenvolver algo aqui também.

Só mais uma coisa: Qual a resolução do Game ? Quero ver se vai rodar no meu Sony Ericsson.

CrociDB disse...

Nossa cara! Que legal!

Isso que é criatividade e vontade! Eu nem sei que tema vou usar! EAUhEuhuhueauhAUEhuAHEheuhuE

PArabéns! =D

Diego Barboza disse...

Valeu pelos comentários pessoal.

Douglas, me sugeriram lá na Unidev mais ou menos isso que você falou aqui. Disseram pra eu usar uma biruta pra indicar a direção do vento e isso era algo que eu não tinha me tocado. É simples e prático, provavelmente vou fazer algo assim.

Esse vento também não está me agradando, mas no jogo ele fica em movimento, então não é realmente necessário colocar esses sinais pra indicar a direção.

A resolução é 176x220, que no caso é a maior resolução permitido pelas regras do concurso. Eu precisei de uma tela grande senão o paraquedista ia terminar a queda muito rápido.